Fundado em 2018, o Cursinho Popular CEU Capão Redondo foi o resultado do compromisso de professores voluntários da região que dedicam tempo e conhecimento em busca de oferecer uma educação de qualidade para jovens das quebradas do Capão Redondo, na zona sul de São Paulo.
Em 2019, o cursinho passa a integrar a Rede Ubuntu e a acolher cerca de 50 estudantes por ano vindos das proximidades do CEU Capão Redondo, onde estava sediado, e de outras partes da região. Além das aulas preparatórias para o vestibular, os alunos passaram a contar com uma formação que dialogava com direitos humanos, saúde mental, cultura e política a partir de uma educação que dialogava com a realidade dos estudantes.
No fim de 2019, o polo foi batizado de Dona Edite, poetisa conhecida do Sarau da Cooperifa e da literatura periférica. A homenagem é uma forma de estreitar os laços entre a cultura marginal, a poesia e a educação no desenvolvimento dos nossos alunos, além de valorizar uma das mulheres mais importantes da região e das memórias que estão sendo (re)construídas na Zona Sul.
Em 2020, o polo passa a ser coordenado por ex-alunos da Rede Ubuntu, que após ingressarem nas universidades retornaram ao projeto pra seguir transformando as suas próprias quebradas. Nesse mesmo ano, e também em 2021, a Rede Ubuntu passou a oferecer aulas remotas por conta da pandemia do coronavírus. Nesse período, participamos de campanhas de arrecadação e conseguimos entregar cestas básicas e fornecer internet aos alunos do nosso projeto, de forma que isso tentasse amenizar os impactos do vírus.
Por conta de problemas estruturais do CEU Capão Redondo, em 2022 o polo passou a funcionar na Escola Estadual Leopoldo Santana, uma parceira antiga e importante da Rede Ubuntu localizada também no bairro do Capão Redondo. Com essa mudança, passamos a atender cerca de 80 alunos distribuídos em 2 salas no espaço da escola. Nesse mesmo ano, resgatamos mais ex-alunos para a coordenação e, além de toda preparação para o vestibular com aulas, simulados, debates e palestras, levamos nossos alunos para conhecer a patrona do polo, Dona Edite, em seu habitat natural, o Sarau da Cooperifa.