Dona Espedita, há mais de 30 anos, é funcionária da E.E. Profª Amélia Kerr Nogueira, a maior escola da DRE Sul 2 que atende cerca de 4000 alunos diariamente. As gerações de estudantes apontam a homenageada do nosso polo como sendo uma figura maternal e acolhedora, sentimentos que inspiram a resistência por uma política escolar humanizadora e mais aberta para a comunidade.
O Polo Dona Espedita, em construção desde agosto de 2019, é o mais recente da Rede, teve seu ponto de partida quando articuladores da comunidade junto ao Polo UAB/UniCEU iniciam o processo de implementação da metodologia, utilizando a estrutura do CEU Vila do Sol para atender os 50 alunos em 2020, no primeiro ano de atividades.
A coordenação é composta maioritariamente por moradores de comunidades do Fundão de M’boi Mirim, especialmente nos bairros do Vila do Sol, Jardim Horizonte Azul, Jardim Vera Cruz, Jardim Jacira, Jardim Capela, Chácara dos Bandeirantes e Parque das Cerejeiras.
A população dessas comunidades estão inseridas num bolsão de vulnerabilidade social, com pouquíssimo ou nenhum acesso a políticas públicas de infraestrutura, saneamento, educação e saúde básica, e poucas possibilidades de ingresso no ensino superior comparada a outras áreas da cidade.
O munícipe que queira cursar o ensino superior na região depende de instituições privadas de ensino, que podem ser encontradas na região de Santo Amaro e no Capão Redondo. Contudo, mesmo com a massificação do acesso, o pagamento de mensalidades ainda não é possível por boa parte da população da região.
A Rede Ubuntu oferece uma alternativa viável e de grande importância, através da educação popular e da articulação política, como ações afirmativas de organização e desenvolvimento comunitário.