Rede Ubuntu de Educação Popular
A Rede Ubuntu de Educação Popular se baseia na filosofia Ubuntu, uma filosofia universal que compreende que cada ser humano só é por meio do outro. Somos um projeto de Educação Popular que atua nas periferias da zona sul de São Paulo e de Itapecerica da Serra. Surgimos da necessidade de um ensino público básico de qualidade, e para ajudar na eliminação da barreira social chamado vestibular, que serve de obstáculo para a entrada de estudantes dos setores populares, em especial os negros, no ensino superior público. Acreditamos que a coletividade seja a nossa condição humana e que todas as nossas atitudes devam ser para um bem comum.
Nossa Rede nasce em 2016, mas tem seus embriões já em 2013 com o Cursinho Guarani e 2014 com os Cursinhos Santo Dias e Alan Soares, sendo esse último, anteriormente chamado de Milton Santos. É a partir das energias e forças dessas três experiências que nasce nosso projeto, uma proposta de educação popular de articulação, fortalecimento e resistência da periferia, em outras palavras: se sofremos juntos, temos que lutar e caminhar JUNTOS!
Atualmente, nossa rede conta é composta por mais dois polos, ambas organizadas em Centro de Educação Unificada da prefeitura de São Paulo, a saber, Cursinho Dona Edite no CEU Capão Redondo e Cursinho Dona Expedita, no CEU Vila do Sol. Assim, contamos hoje com as forças de 5 polos de Cursinhos Populares, que oferecem a centenas de moradores da periferia, em especial aos jovens, aulas preparatórias para o Enem e para os principais vestibulares, formação cultural e formação cidadã!